publications

Agradecimentos

Este relatório foi escrito por pesquisadores da Divisão de África da Human Rights Watch, em estreita colaboração com a organização angolana SOS Habitat.

O relatório foi editado por Georgette Gagnon, Vice-Directora da Divisão de África, e Steve Kass, Consultor Especial da Divisão de África; a revisão jurídica e programática foi efectuada por Aisling Reidy, Conselheira Jurídica Principal, e Andrew Mawson, Vice-Director de Programas. Na SOS Habitat, o relatório foi revisto por Luíz Araújo, Director da organização. A coordenação de produção foi assegurada por Hannah Vaughan-Lee e Anna Gressel, assessoras na Divisão de Africa, e por Andrea Holley, Directora de Publicações. Fitzroy Hepkins, responsável pelo correio, tornou possível a produção deste relatório. Miguel Maia, Rita Vitorino e Rosário Dias Diogo prestaram assistência na tradução portuguesa.

Gostaríamos de agradecer a todas as vítimas de despejo que concordaram em falar connosco em Luanda, à Associação Mãos Livres e, em particular, aos seguintes colaboradores da SOS Habitat: André Augusto, Rafael Morais, Vitória da Costa, Manuel Pinto, Mateus Damião, Alberto Sivi, Pimentel Pacheco, Eva Pedro e Caetano da Costa.

A Human Rights Watch manifesta ainda o seu agradecimento ao Embaixador de Angola em Bruxelas, Toko Serrão, e ao Ministro do Urbanismo e Ambiente, Sita José, por concordarem em reunir-se e partilhar informação connosco.

Finalmente, gostaríamos de agradecer à NOVIB por ter financiado este estudo.