HUMAN RIGHTS
WATCH Informes PortuguesFrancaisRussianGerman
EnglishChineseArabicOther Languages

Portada
Informe 2005
Regiones
Países
Argentina
Bolivia
Chile
Colombia
Cuba
El Salvador
España
Estados Unidos
Guatemala
México
Panamá
Perú
Venezuela

Temas Globales
Justicia
Mujeres
Niños
Presos
Refugiados
Trabajadores

Campañas
Fotos
Informes
Sobre HRW
Enlaces
Mapa del Sitio
Buscar


Decisão Negada: Proíbido o acesso das mulheres argentinas a métodos contraceptivos e ao aborto
A mulher argentina encontra restrições arbitrárias e discriminatórias em relação a sua decisão reprodutiva, ao acesso a meios contraceptivos, e ao aborto. Portanto, muitas mulheres são obrigadas a escolher entre uma gravidez e o nascimento indesejado ou de alto risco, ou ainda, o aborto ilegal e inseguro. O aborto inseguro pode provocar seqüelas permanentes ou até a morte. O Ministério da Saúde afirma que hoje na Argentina são feitos aproximadamente meio milhão de abortos ilegais por ano, o que reperesenta 40 porcento do total de gestações. Esta alta taxa de gravidezes interrompidas atráves do aborto é uma prova concreta da ausência de acesso a informações e a serviços de planejamento familiar que as mulheres encontram. O aborto inseguro tem sido a causa principal da mortalidade materna na Argentina por várias décadas. “Decisão Negada” e um relatório do Human Rights Watch que documenta as conseqüências trágicas e pessoais decorrente das restrições que a Argentina impõe aos direitos reprodutivos das mulheres.

Retrições ao uso de contracepção  
A tomada de decisão sobre métodos de contracepção é difícil e profudamente pessoal. Na Argentina, as mulheres são cotidianamente impedidas de tomar essa decisão. Apesar da lei de saúde reprodutiva ser prometedora, médicos e cônjuges continuam a exercer controle sobre a saúde reprodutiva das mulheres atrávez de leis e políticas que restrigem arbitrariamente a possibilidade das mulheres de tomarem essa decisão. A violência doméstica e sexual têm sido um obstáculo contínuo para as mulheres que tentam buscar meios contraceptivos. Isso se deve a um número elevado de homens agressivos que deliberadamente sabotam o acesso de suas esposas a práticas contraceptivas. Outro obstáculo que as mulheres encontram é que alguns profissionais de saúde oferecem descaradamente informações inexatas e enganadoras. Além disso, muitas mulheres simplesmente não têm os recursos financeiros para adquirir contraceptivos. Ao mesmo tempo, as promessas de asssistência do governo argentino raramente chegam às mulheres mais necessitadas. O acesso de um dos meios mais efetivos de contracepção—a esterilização feminina—continua sendo restrito pelo governo de forma arbitrária e discriminatória. Para dificultar o acesso, alguns profissionais de saúde exigem que as mulheres tenham uma autorização judicial para obter a esterilização mesmo quando as mulheres já possuem todos os requesitos necessários, o que violenta ainda mais os seus direitos.  
 
Em 2003, o governo argentino começou a implementar um programa nacional de saúde reprodutiva que foi posteriormente apoiado por uma campanha de informação pública em 2005. Apesar desse programa, assim como outras leis e políticas públicas que já existem pode vir a abordar e corrigir concretamente os prejuízos descritos nesse relatório, ainda é necessário que haja reformas legislativas urgentemente.  
 
Criminalização do Aborto  
A única opção para muitas mulheres que não podem e não queiram a proseguir com uma gravidez indesejada é o aborto clandestino, portanto, inseguro. Abortar é um crime na Argentina embora, não haja punição nos casos de risco à saúde e à vida da gestante ou nos casos em que a gestante seja portadora de deficiência mental cuja gravidez tenha sido decorrente de estupro. Na prática, os abortos permissíveis são raros porque não há um regulamento claro sobre o acesso a esse procedimento. Ao mesmo tempo, a criminalização do aborto contribui ao funcionamento de “clínicas” clandestinas que praticam aborto com muito pouco respeito à saúde e à vida das mulheres. Isso leva muitas mulheres a tomarem medidas desesperadoras, como tentar provocar o aborto com agulhas de tricô, sondas, caule de planta, ou o uso de medicamentos abortivos sem aconselhamento médico. Quando as mulheres sofrem hemorragia e infecções, causadas por abortos incompletos feitos em condições precárias colocando-as em risco de vida, algumas delas recorrem aos hospitais públicos. Porém, às vezes, muitos profissionais de saúde pública adotam uma postura discriminatória, recusando a essas mulheres um tratamento médico adequado. Os médicos que fazem curetagem pós-aborto — um procedimento altamente doloroso que envolve a raspagem do revestimento uterino com um instrumento em forma de colher (cureta) — às vezes fazem esse procedimento sem anestesia. As mulheres que temem um processo criminal depois de ter se submetido ao aborto clandestino são desencorajadas de procurar um tratamento pós-aborto adequado, o que frequentemente prejudica seriamente a saúde delas.  
 
Em 2005, o governo argentino emitiu um guia de fornecimento de serviço e tratamento pós–aborto humano, imediato, e efetivo. Durante esse processo, o governo reconheceu que promovendo o acesso de serviço e tratamento adequado pós-aborto poderia prevenir a perda de muitas vidas além de outros problemas evitáveis ligados a saúde que são causados pelo aborto clandestino na Argentina de hoje. Portanto, se a Argentina vir a cumprir com os seus compromissos internacionais aos direitos humanos, reformas legislativas serão necessárias urgentemente para que se assegure o acesso das mulheres argentinas ao aborto legal e seguro.  
 
Recomendações  
Para o Governo da Argentina  
Human Rights Watch pede ao governo argentino para proteger os direitos humanos das mulheres, à saúde, à vida, à não discriminação, à privacidade, à integridade física, à informação, à liberdade, a liberdade à religião e consciência, aos direitos iguais, a proteção igual perante a lei, e ao direito de tomar a decisão sobre o número de filhos e intervalo entre os nascimentos. Para cumprir completamente com os compromissos internacionais aos direitos humanos, o governo argentino tem que implementar reformas legislativas e políticas públicas para a legalização do aborto e a eradicação da violência contra as mulheres. O governo argentino pode e deve abordar imediatamente os abusos aos direitos das mulheres que são documentados em “Decisão Negada”:  
     
  • Assegurando o acesso a informação completa, correta, e imediata sobre contraceptivos;
  •  
  • Provendo o acesso ao todos os métodos contraceptivos seguros— incluindo esterilização;
  •  
  • Garantindo o acesso voluntário ao aborto seguro em casos permissíveis pelo código penal.
  •  
  • Assegurando o acesso humanizado de atencão pós-aborto sem risco de proesso criminal.
  •  
     
    Conclusão  
    Negar as mulheres argentinas a tomar uma decisão independente sobre o uso de contracepção e sobre o aborto equivale ao abuso de seus direitos humanos. Até os que são a favor das restrições legais ao aborto na Argentina, devem refletir sobre os relatos pessoais e desastrosos conseqüentes da criminalização do aborto descrito em “Decisão Negada.” Portanto, é necessária uma reforma urgente de lei, mas também de prática, assegurando o acesso das mulheres argentinas a métodos contraceptivos e às informações relacionadas ao aborto legal e seguro. Para todas as mulheres, isto é uma questão de igualdade e direitos humanos. Para outras, isto é uma questão de vida ou morte.  
     
     
     
     

    VERSIÓN SÓLO TEXTO
    SUSCRIBIRSE A NUESTRA LISTA DE NOTICIAS
    TAMBIÉN DISPONIBLE EN english  spanish 
    REGRESAR

HRW Logo

Portada | Sobre HRW | Regiones | Campañas | Informes | Fotos | Enlaces | Mapa del Sitio | Búsqueda

© Copyright 2003, Human Rights Watch    350 Fifth Avenue, 34th Floor    New York, NY 10118-3299    Estados Unidos