publications

Este Relatório

Este relatório é a décima sétima análise anual da Human Rights Watch sobre as práticas de direitos humanos ao redor do mundo. Trata, de forma resumida, dos principais assuntos relativos a direitos humanos em mais de 70 países mundialmente, com base em eventos decorridos até meados de novembro de 2006.

Os artigos relativos a cada país identificam assuntos de relevância a direitos humanos, examinam a liberdade dos defensores locais de direitos humanos para realizar seu trabalho e analisam a resposta dos principais atores internacionais, tais como as Nações Unidas, a União Européia, o Japão, os Estados Unidos e diversas organizações e instituições regionais e internacionais.

O presente relatório reflete um trabalho amplo de investigação realizado em 2006 pela equipe de pesquisa da Human Rights Watch, geralmente em fortes parcerias com ativistas em direitos humanos nos países em questão. Também representa o trabalho de nossa equipe de promoção de direitos, que monitora o progresso em políticas e tenta persuadir governos e instituições internacionais a reprimir os abusos e a promover os direitos humanos. As publicações da Human Rights Watch, lançadas durante todo o ano, contêm relatos mais detalhados sobre muitos dos assuntos tratados nos breves resumos reunidos neste volume, e podem ser acessadas através do website da Human Rights Watch em www.hrw.org.

Seguindo o molde das publicações anteriores, este relatório não inclui capítulos sobre todos os países nos quais a Human Rights Watch atua, nem trata de todos os assuntos relevantes a um país. A falha em incluir um determinado país ou assunto geralmente significa não mais do que limitações de pessoal e não deve ser interpretada como um comentário sobre a importância do problema. Existem várias violações graves de direitos humanos de que a Human Rights Watch simplesmente não tem capacidade de tratar.

Os fatores considerados na determinação do enfoque de nosso trabalho em 2006 (representados no conteúdo do presente volume) incluem o número de pessoas afetadas e a gravidade do abuso, o acesso ao país e a disponibilidade de informações sobre o mesmo, a suscetibilidade das forças abusivas quanto a ser influenciada, e a importância de se tratar de certas preocupações temáticas e de reforçar o trabalho das organizações locais que tratam de direitos.

O Relatório Mundial não conta com capítulos distintos sobre nosso trabalho temático, porém incorpora tal material diretamente nos artigos sobre os países. Consulte o website da Human Rights Watch para obter informações mais detalhadas sobre o trabalho que realizamos sobre direitos da criança, direitos da mulher, questões militares e de armas, negócios e direitos humanos, HIV/AIDS e direitos humanos, justiça internacional, terrorismo e antiterrorismo, refugiados e deslocados, e direitos de lésbicas, homossexuais, bissexuais e transgêneros, e para informações sobre os nossos festivais de filmes internacionais.

Kenneth Roth é o diretor executivo da Human Rights Watch.