HUMAN RIGHTS WATCH HOME | SITEMAP | SEARCH | CONTACT | REPORTS | PRESS ARCHIVES
La Situación de los Derechos Humanos-Informe Anual Sobre La Situacion De Los Derechos Humanos En El Mundo 1999
13 de Maio de 1999: A Human Rights Watch solicita ao Presidente urgência na implementação do Programa de Direitos Humanos de 1996
O Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso falhou na implementação de seu programa de direitos humanos, elaborado em 1996. Essa foi a conclusão apresentada pela Human Rights Watch ao Presidente hoje, em carta aberta por ocasião do terceiro aniversário do Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH.

Tres Anos de Inação em DH

Recomendações da Human Rights Watch para Garantir a Implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos, maio de 1999 Human Rights Watch



"Quando Fernando Henrique lançou o PNDH há três anos, celebramos seu esforço e o do país. Mas hoje, estamos desapontados. Foi dado aos Direitos Humanos uma posição de segundo plano no Governo Fernando Henrique."

José Miguel Vivanco
Diretor Executivo da Divisão das Américas da Human Rights Watch. "

"Quando Fernando Henrique lançou o PNDH há três anos, celebramos seu esforço e o do país," disse José Miguel Vivanco, diretor executivo da Divisão das Américas da Human Rights Watch. "Mas hoje, estamos desapontados. Foi dado aos Direitos Humanos uma posição de segundo plano no Governo Fernando Henrique."

Proposto como um plano de ação, até agora, devido a falta de prazos de implementação, a vasta maioria das suas 227 medidas permanece como letra morta. Tortura e homicídios cometidos por policiais, massacres em prisões, trabalho forçado, conflitos sangrentos pela terra, violência contra populações indígenas, violência doméstica e impunidade dos crimes cometidos durante a ditadura militar continuam prevalecendo no Brasil. O relatório de treze páginas anexo à carta da Human Rights Watch ao Presidente Fernando Henrique, aborda esses sete tipos de violações e destaca 27 recomendações para a melhora da situação dos direitos humanos no país.

Entre as medidas mais urgentes destacadas pela Human Rights Watch estão aquelas que limitam a competência da Justiça Militar; a tipificação de certas violações dos Direitos Humanos como crimes federais; e a redução da superlotação carcerária.

Originais poderão ser obtidos no escritório da Human Rights Watch no Rio de Janeiro e em São Paulo com Sandra Carvalho 011- 886-6301.

A íntegra da carta, em inglês e português, estará disponível a partir das 09hs, na homepage da Human Rights Watch

Maiores informações/ Cópias da Carta-Relatório:

No Brasil: James Cavallaro 021 - 549-9174; 9987-6541
Em Washington: José Miguel Vivanco 1-202 - 612-4321; 612-4330
Em Nova York: Carroll Bogert 1-212-216-1244 ou 1-212-216-1209;
Em Bruxelas: Jean Paul Marthoz 322-736-7838
HUMAN RIGHTS WATCH HOME | SITEMAP | SEARCH | CONTACT | REPORTS | PRESS ARCHIVES