home publicações sobre HRW
Brasil Execuções, maus tratos e tortura continuaram sendo os mais graves problemas relacionados às questões de direitos humanos no Brasil, sendo a própria força policial e os oficiais de carceragem os principais agentes perpetuadores dos abusos cometidos. Outrossim, ativistas e índios envolvidos em disputa de terras foram ameaçados, agredidos e assassinados em circunstâncias que sugeriam a conivência das autoridades públicas.
MAIS
Organização das Nações Unidas: Protecção dos Deslocados Internos em Angola
(Nova Iorque, 5 de março de 2002) — A Organização das Nações Unidas e o Governo de Angola não têm estado a proteger os direitos dos milhões de indivíduos deslocados por causa da guerra civil angolana, acusou hoje a Human Rights Watch.
MAIS
Investiguem as mortes de presidiários brasileiros
(Nova Iorque, 20 de fevereiro de 2001) — A Human Rights Watch pediu hoje uma investigação completa e objetiva das mortes de quinze presos ocorridas na maior rebelião carcerária da história. Uma testemunha viu a polícia atirando em 3 detentos no Carandiru, o que aumenta a preocupação de que alguns detentos foram sumariamente executados. Em 1998 a Human Rights Watch publicou um relatório sobre os abusos difundidos nas prisões brasileiras.
MAIS
Apoio à Extradição de Stroessner
(Nova Iorque, 11 de dezembro de 2000) — A Human Rights Watch apoiou hoje a ordem judicial de prisão emitida contra o ex-presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner. A ordem de prisão, emitida no sábado por um juiz no Paraguai, exige a detenção e extradição do Brasil do General Stroessner, assim como a detenção e extradição de Honduras de um ex-alto funcionário do governo do Stroessner. Os trinta e cinco anos de ditadura do Stroessner no Paraguai foram caracterizados por terríveis abusos dos direitos humanos, incluindo assassinatos y "desaparições" forçosas.
MAIS
Abuso aos Direitos Humanos
Aumenta em Angola

(Luanda, 16 de dezembro de 1999) — Os civis continuam a sofrer de fome aguda e de abuso massivo dos direitos humanos como resultado da reactivação da guerra em Angola, diz um relatório da Human Rights Watch.

O relatório, intitulado "Angola Explicada: Ascensão e Queda do Processo de Paz de Lusaka", contém 300 paginas, actualizado na sua edição em portugues. O livro é o resultado de cinco anos de estudo do processo de paz angolano, desde os acordos de Lusaka em Novembro de 1994. A sua publicação coincide com o primeiro aniversário do retorno à guerra e o colapso daqueles acordos. "As Nações Unidas cometeram o erro de desviar a sua atenção enquanto o abuso aos direitos humanos crescia de modo assustador", diz Peter Takirambudde, Director Executivo para África na Human Rights Watch. "Este erro não deve ser cometido outra vez".
MAIS
A Human Rights Watch solicita urgência na implementação do Programa de Direitos Humanos
(Rio de Janeiro, 13 de maio de 1999) — O Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso falhou na implementação de seu programa de direitos humanos, elaborado em 1996. Essa foi a conclusão apresentada pela Human Rights Watch ao Presidente hoje, em carta aberta por ocasião do terceiro aniversário do Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH.
MAIS
Recomendações da Human Rights Watch para Garantir a Implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos
Estabelecer prazos concretos para a implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos. Transferir a jurisdição da Justiça Militar sobre todos os crimes cometidos pela polícia para a Justiça Comun.
MAIS

O Brasil atrás das Grades
(Rio de Janeiro, dezembro de 1998) — Em todos os sentidos, o sistema penal brasileiro é enorme. O Brasil encarcera mais pessoas do que qualquer outro país na América Latina (sem dúvida, possui um número de agentes penitenciários maior que o número de presos em muitos países); o sistema opera o maior presídio individual da região; até mesmo o número de fugitivos atinge milhares. Infelizmente, os problemas desse sistema imenso e de difícil controle possuem proporções correspondentes. Abusos dos direitos humanos são cometidos diariamente nos estabelecimentos prisionais e afetam muitos milhares de pessoas. (Fotografia de Cynthia Cox da prisão feminina de Tatuape.)
MAIS
Human Rights Watch Denuncia Abuso Policial nos Estados Unidos
(Nova Iorque, julho de 1998) — Human Rights Watch acusa os governos locais e autoridades federais de falhar na apuração de um abuso comum dos direitos humanos nos Estados Unidos: a brutalidade policial. Em um relatório de 450 páginas, a Human Rights Watch denuncia que investigações internas mal feitas não responsabilizam policiais por atos abusivos e que processos criminais raramente acontecem. Falta aos órgãos externos de fiscalização financiamento e acesso necessário para monitorar a polícia de forma adequada.
MAIS
Voltar

Relatório Global 2002

Relatório Global 2000
Relatório Global 1999
(em espanhol)
Relatório Global 1998
(em espanhol)

Questões e Respostas sobre Timor Leste

O Brasil atrás das Grades

Brutalidade Policial nos Estados Unidos

Chechênia (em inglês)

HRW Logo

Copyright Human Rights Watch 2000
350 Fifth Avenue, 34th Floor, New York, NY 10118 Estados Unidos