Skip to main content

Na madrugada do dia 01 de julho, estudantes reunidos na galeria do Plenário da Câmara dos Deputados do Brasil pularam e cantaram em comemoração. Os deputados, no andar abaixo, haviam rejeitado uma proposta de emenda constitucional para julgar adolescentes de 16 e 17 anos de idade como adultos nos casos de crimes graves – uma medida regressiva que violaria o direito internacional.

Aula em um centro socioeducativo em Franco da Rocha, Brasil. © 2012 Eliel Nascimento/Fundação CASA

Ao contrário do que os defensores da emenda afirmam, os adolescentes brasileiros já são responsabilizados por atos infracionais, por meio do sistema socioeducativo, que inclui a possibilidade de internação por até três anos.

Vinte e quatro horas mais tarde, com a galeria vazia por ordem do presidente da Casa, Eduardo Cunha, os deputados aprovaram uma nova proposta, que reduziu a lista de crimes pelos quais os adolescentes seriam julgados como adultos. Cunha, que enfaticamente apoia a emenda, havia orquestrado a reviravolta em uma reunião anterior com aliados ideológicos. Aqueles que se opõem à proposta alegam que a votação teria violado o regimento interno da Câmara, afirmando, ainda, que eles poderiam questionar a votação perante a Suprema Corte.

A Câmara deve realizar outro turno de votação sobre a mesma emenda e, caso seja confirmada a aprovação, deverá enviá-la ao Senado.

As duas recentes votações na Câmara dos Deputados foram tumultuadas, com deputados que argumentavam em defesa dos direitos humanos discursando contra a chamada "bancada da bala", composta de parlamentares que defendem o direito sobre o porte e a posse individuais de armas e outras ideias conservadoras.

Durante o debate de 1° de julho, o deputado Augusto Rosa, ex-capitão da Polícia Militar,que participa nas sessões da Câmara dos Deputados fardado e com medalhas, disse que aqueles que seriam afetados pela medida são "marginais", e não “garotos inocentes”, e queixou-se que o atual sistema juvenil "não pune." O Deputado Ivan Valente respondeu que a redução da maioridade penal elevará o crime, em vez de reduzi-lo. "Não somos vingadores; somos legisladores ", disse ele.

Ao contrário do que os defensores da emenda afirmam, os adolescentes brasileiros já são responsabilizados por atos infracionais, por meio do sistema socioeducativo, que inclui a possibilidade de internação por até três anos. Os defensores da emenda também afirmam que o julgamento de adolescentes como adultos servirá para dissuadi-los de se envolverem com o crime, quando na verdade as evidências disponíveis indicam que é mais provável que ocorra exatamente o efeito contrário, aumentando a reincidência.

Até agora, o Brasil tem se posicionado à frente da tendência mundial em favor de garantir proteções legais mais amplas para as crianças e adolescentes. O país foi o primeiro país da América Latina a incorporar a Convenção sobre os Direitos da Criança em sua legislação nacional, tornando-se modelo para outros países da região.

O Brasil estaria abandonando essa posição de liderança se, eventualmente, a aprovação da emenda se efetivar. A medida significaria um retrocesso muito sério à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, servindo apenas para colocar em risco os esforços para reduzir a criminalidade no país. Os membros do Congresso do Brasil não devem permitir que isso aconteça.

Your tax deductible gift can help stop human rights violations and save lives around the world.

Região/País